top of page
Buscar
mateuscg4

A relação entre as Dores de cabeça e a dor de dente




EXISTE ESSA RELAÇÃO?


Sim. Todo mundo tem de dor de cabeça, mas, acredite, cada dor tem sua origem e real significado. De acordo com o dentista Dr. Mateus Garcia, esse incômodo acaba sendo consequência de uma agressão ao organismo e geralmente ultrapassam os limites de sua localização anatômica. Isso significa que ela pode estar relacionada com problemas que afetam qualquer parte do nosso corpo, inclusive o nosso sorriso.

As chamadas dores de cabeça secundárias orofaciais, podem ser provenientes de dentes com pulpite, disfunção temporomandibular, bruxismo, apertamento dentário, infecções e, raramente, com a periodontite. Outros motivos são a odontalgia atípica (uma dor de dente frequente, muitas vezes, sem uma causa identificada) e tumores na face. Apesar de tantas causas, as disfunções temporomandibulares (DTMs) são consideradas as mais comuns desse problema.


COMO SABER SE TEM LIGAÇÃO COM A BOCA?


De qualquer maneira, quando esse incômodo for constante, é importante ter um diagnóstico e acompanhamento diferenciado. Isso deve ser feito pelo primeiro profissional que lida com o caso, que costuma ser um neurologista ou clínico geral.

“É preciso realizar um exame clínico e anamnese minuciosos para identificar a origem do problema e estabelecer um tratamento, ou encaminhar para o especialista”, explica.

Também é necessário avaliar dentes, músculos e articulações para ver se a cefaleia pode ter alguma dessas origens.

Diante desse cenário, na maioria das vezes, o paciente deve ter um atendimento multidisciplinar, ou seja, com ajuda de outros profissionais da medicina e odontologia.

“É importante que o dentista com experiência em dor orofacial tenha conhecimentos básicos dos diversos tipos de cefaleia para fazer o diagnóstico diferenciado”, garante o dentista.


COMO AMENIZAR ESSA DOR?


Se a cefaleia está acontecendo por causa de uma pulpite (inflamação no nervo do dente) por exemplo, o incômodo termina quando o dente inflamado recebe os devidos cuidados. O mesmo acontece com as dores de cabeça causados pelos reflexos da DTM. Praticando a terapia corretamente, todo desconforto acaba.

“O que deve ser feito é procurar imediatamente um profissional para iniciar o tratamento”, finaliza.


Em tempos onde todos estão mais tensos e sensíveis, as dores orofaciais viraram uma pandemia nos consultórios odontológicos.

Fique atento a qualquer dor na cabeça, pescoço e nos dentes.


Dr. Mateus Carvalho Garcia - CROMG 37.51

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page