Ir ao dentista com frequência é a principal arma para proteger sua boca
Visita ao dentista constantemente. Este é o mais recomendado, mesmo que você não esteja sentindo nada ou notando nada de diferente em sua saúde bucal. É dessa forma que é realizado o tratamento preventivo. Mas se por alguma razão, não é possível ir sempre ao consultório, há sinais importantes que devem ser notados, para que você procure um profissional para lhe ajudar.
Lembrando que a escovação e o uso do fio dental, feitos corretamente são cruciais para a proteger sua saúde bucal, mas em alguns casos, o dentista deve ser procurado, fique atento aos sinais.
Sangramento
É comum pacientes procurarem o consultório odontológico, assustados com os sangramentos ao morder um alimento ou durante a escovação e uso do fio dental. Para muitos isso ocorre do nada, mas na verdade é um processo mais longo de inflamação ou higienização inadequada.
A gengivite é a mais comum nesses casos, que consiste numa placa bacteriana que pode ser removida, ao procurar um profissional e realizar uma limpeza. É comum também que sangre pelo excesso de escovação.
Dentes amarelados
Dentes amarelados podem ser sinais de que há placas bacterianas formadas entre eles, podendo causar danos à sua saúde bucal, caso não sejam removidas. Quando já estão formadas por um período mais longo, escovação, fio dental e enxaguante bucal não conseguem remover, e é quando o dentista deve ser procurado para a realização da limpeza.
Tempo
O ideal é que todas as pessoas visitem o dentista pelo menos uma vez a cada 6 meses para no mínimo uma limpeza, assim, dando um cuidado básico à saúde bucal. Como dito, mesmo que não tenha nenhum sintoma diferente, é importante para a redução de danos. O profissional também pode sugerir melhorias tanto na questão clínica, quanto na estética, em busca de seu melhor sorriso.
Como é o processo de limpeza?
A limpeza de dente profissional também é conhecida no mundo afora como raspagem e aplanamento radicular. A raspagem envolve a remoção de tártaro e placa bacteriana da superfície dos dentes e da área da bolsa entre os dentes e gengivas. O dentista pode realizar raspagem e aplanamento radicular usando tanto instrumentos eletrônicos ultrassônicos ou ferramentas manuais de raspagem.
A outra parte da limpeza dentária profunda é o polimento radicular. O profissional de odontologia utilizará um instrumento de raspagem para remover a placa bacteriana e o tártaro da superfície das raízes dos dentes. Os procedimentos de raspagem e polimento radicular vão exigir no mínimo duas sessões no consultório para serem concluídos, e uma visita de acompanhamento pode ser necessária para confirmar que suas gengivas e dentes estão ficando mais saudáveis e que não há profundidade excessiva na bolsa periodontal.
Ficou atento aos sinais? Não hesite em procurar um profissional de odontologia. Sua saúde merece. Ficou alguma dúvida? Mande para mim nas redes sociais:
Instagram: @dr.mgarcia
Comments